Amandola_Itália

Centro

Ponte Romanico

Ponte Romanico

Ponte Romanico sobre o rio Tenna foi restaurada em 1425, sob a direção de Savino di Stefano Pucci, era no elo entre o centro de Amandola e seu território sul.

Antes da construção da nova ponte, denominada Central Elétrica, que atualmente conecta Amandola a comunidade, essa ponte românico-gótica era a principal via de acesso para Amandola. A construção, principalmente em tijolos e pedras de rios, possui a característica estrutura jubarte com um único vão.

Abaixo dele, flui o Tenna, cujo nome deriva de uma palavra provavelmente Picena, tinne, que significa tocar, estrondoso, igual ao rio em dias intensos, devido às numerosas curvas que caracterizam seu caminho.

Dizem que nesta ponte ocorreu um dos milagres do Beato Antonio di Amandola, quando uma companhia de fortuna vinda de Comunanza percorria a cidade. O Abençoado apareceu subitamente em todo o seu esplendor, fazendo com que os cavalos fossem presos na ponte e permitindo que as tropas amandolenses atacassem e repelissem os invasores. Na margem esquerda do rio, foi construído um moinho fortificado, em cujas paredes as aberturas circulares para bocas de fogo ainda são visíveis.